sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O Senador do DEM Ronaldo Caiado de Goias

O Senador do DEM Ronaldo Caiado de Goias

Ronaldo Ramos Caiado (Anápolis, 25 de setembro de 1949) é um médico e político brasileiro. Filiado ao DEM, é Senador da República por Goiás, sendo Líder do Partido na Casa.
Médico ortopedista formado na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, é membro de uma família de produtores rurais com forte presença na política de Goiás desde pelo menos meados do século XIX.É neto de Antônio Ramos Caiado.
Notabilizou-se por presidir a União Democrática Ruralista de 1986 a 1989, entidade que visa defender a interesses dos produtores agrícolas. Concorreu à Presidência da República em 1989, obtendo menos de 1% dos votos. De 1991 e 1995 e de 1999 a 2014, foi deputado federal por Goiás.
Nas eleições de 2014, foi eleito Senador da República por Goiás. Recebeu, já no primeiro ano de mandato, o Prêmio Congresso em Foco como Melhor Senador, escolhido através de eleição popular nas redes sociais

Política:

Candidatou-se à presidente da República pelo PSD, na Eleição presidencial brasileira de 1989, obtendo 0,68% dos votos.
Em 1990, elege-se deputado federal de Goiás. No ano seguinte filia-se ao PFL - atual DEM, onde se encontra até o presente. Disputou o governo de Goiás em 1994 obtendo o 3º lugar, com 23,18% dos votos.
Reelege-se deputado federal sucessivamente em 1998, 2002, 2006 e 2010.
Relator da reforma política. Em seus discursos Ronaldo Caiado costuma tecer críticas aos últimos governos do PT. Em 2014 foi eleito senador pelo estado de Goiás com 1 283 665 votos. Desde 1º de fevereiro de 2015 é o líder da bancada do DEM no Senado Federal. Foi um dos principais articuladores do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, votando favoravelmente ao prosseguimento do processo e ao cumprimento da pena envolvendo a perda do mandato da Presidente. Entretanto no mesmo dia, parte do PMDB votou a favor de que a Presidente mantivesse seus direitos políticos. Isso fez com que o Senador rompesse com o novo governo, adquirindo condição de independência no Senado.
Ronaldo Caiado é um dos senadores mais atuantes do Congresso Federal pelo número de discursos e proposições apresentadas.

Polêmicas:
Declarações de Demóstenes Torres:
Em 31 de março de 2015 o ex-senador pelo DEM, Demóstenes Torres, publicou um artigo no jornal goiano Diário da Manhã, sustentando que Ronaldo Caiado teve despesas das campanhas de 2002, 2006 e 2010 financiadas pelo esquema de Carlinhos Cachoeira. Caiado negou as acusações, afirmando que Demóstenes "tem comportamento típico de um psicopata" e que o estaria acusando com mentiras, por ter o mandato de senador cassado em 2012.
Envolvimento com tráfico de escravos:
Ao menos dois membros da família de Caiado, seu tio Antônio Ramos Caiado Filho e Alfredo Caiado Paranhos Filhos, integram a chamada “lista suja” do Ministério do Trabalho, acusados de submeterem trabalhadores ao regime de escravidão, e um terceiro, Emival Ramos Caiado, responde judicialmente pelo menos crime. Em um dos casos envolvendo Antônio Ramos Caiado Filho os trabalhadores resgatados afirmaram serem obrigados a cumprir jornadas de trabalho até 19 horas seguidas, “das 2h às 21h”, segundo um deles.
Em 2012 Ronaldo Caiado foi um dos deputados que opuseram-se à PEC do Trabalho Escravo, pronunciado-se em favor da mudança da definição de escravidão presente no direito brasileiro, que inclui a caracterização de escravidão por condições degradantes e jornadas exaustivas.
Ronaldo Caiado: uma voz à procura de um cérebro por Demóstenes Torres


Demóstenes Lázaro Xavier Torres